. . . . . . . . .

quinta-feira, 14 de junho de 2012

"O milho"




Aula: “O milho”


Aonde chegar?
·        Noção de quantidade (pouco / muito)
·        Reconhecer o milho (cereal ou legume?)
·        Degustação


Desenvolvimento:
Mostrar para as crianças uma espiga de milho e identificar se tem pouco ou muitos grãos.
Identificar a cor: grãos – amarelo, parte que o reveste – verde.
Deixar a criança manusear e sinta o cheiro.
Explicar como cresce e que o milho é considerado  um cereal quando seus grãos estão secos e legume, quando fresco.
A educadora deve ter em mãos os grãos para que as crianças possam degustar.
Colocar que o milho transforma-se em inúmeras receitas doces a salgadas, como a pamonha, o curau e o creme de milho. Do fubá, a farinha de milho, surgem pratos como o cuscuz, polentas, além de pães e bolos. Há ainda subprodutos como o óleo, xarope e até mesmo bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário