. . . . . . . . .

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Parlendas - Folclore

Objetivo:  
            Enquanto se divertem, as crianças estarão desenvolvendo vários aspectos importantes para seu crescimento, como: socialização, memorização, noções de rimas e interpretação.

Desenvolvimento:  
           Juntar as crianças em roda e declamar as parlendas com gestos e expressão corporal, sempre trabalhando a tonalidade da voz, será certamente uma atividade muito divertida. 
Algumas parlendas que você pode usar nas suas aulas. Enriqueça cada uma delas com gestos, encenação em grupo, imitação de animais e tudo o que as parlendas permitem. Algumas delas podem ser usadas para iniciar brincadeiras ou escolher equipes de forma sorteada.








Uni duni tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido é você







Lá em cima do piano
Tem um copo de veneno
Quem bebeu morreu
O culpado não fui eu.
Lá na rua vinte e quatro
A mulher matou um gato
Com a sola do sapato
O sapato estremeceu
A mulher morreu.
O culpado não fui eu.




Quem foi pra Cotia
Perdeu a tia
Quem foi pra Pirapora
Perdeu a hora
Quem foi pra além mar
Perdeu o lugar
Quem foi à roça
Perdeu a carroça
Rico trigo
Um, dois, três.
Lá vou eu!






Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão
Menininha quando dorme
Poe a mão no coração








O galo do Patrão
Fugiu pelo Portão
Era um, eram dois, era, três...
eram dez.











A galinha pintadinha
E o galo carijó
A galinha vestia saia
E o galo paletó








Debaixo daquela ponte
Passa boi, passa boiada
Só não passa a moreninha
Para ser minha namorada









Rei, capitão
Soldado, ladrão
Moço bonito
Do meu coração











Rebenta pipoca
Maria pororoca
Rebenta pipoca
Na boca da Cocota
Rebenta meu bem
Pra mim também







Jacaré foi ao mercado
Não sabia o que comprar
Comprou uma cadeira
Pra sua tia se sentar
A tia se sentou
A cadeira arrebentou
Jacaré chorou, chorou
O dinheiro que gastou

Nenhum comentário:

Postar um comentário